PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES

RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE

Autores

  • Ariana Cavalcante de Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Kaliny Alves Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Débora Ramos de Araújo Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Giovanna de Jesus Teixeira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Metodologia da problematização., Promoção à saúde., Educação em saúde., Método bambu., Participação popular.

Resumo

O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ariana Cavalcante de Melo, Universidade Federal de Sergipe

    Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas e especialização em Saúde Mental pela Faculdade Integrada Tiradentes. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Saúde, Ciências Sociais e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, gênero e redução de danos. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, tutora e, posteriormente, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da cidade de Aracaju/SE.

  • Kaliny Alves Santos , Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Aracaju, cursando o 4º período da grade. Diretora Social e de Comunicação da Liga Acadêmica de Odontopediatria e Odontologia Miofuncional (LAOOMI). Membro da Liga Acadêmica Nacional da ABOPed (Associação Brasileira de Odontopediatria). 

     

  • Débora Ramos de Araújo Souza, Universidade Federal de Sergipe

    Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho. Preceptora da Prática Clínica Supervisionada de Fisioterapia na Clínica Interdisciplinar AGES do Centro Universitário AGES. Experiencia em projetos iniciação cientifica e projetos de extensão. Representante discente no colegiado do curso e coordenadora de ensino, pesquisa e extensão do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFisio-Lag) no período 2015.1 e 2015.2.

  • Giovanna de Jesus Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atuou como voluntária na Pesquisa Acadêmica intitulada "Caracterização clínica, perfil de gravidade e desfechos de pacientes em unidades de terapia intensiva: Projeto UTISE" em Lagarto-SE durante o período de 2018.2 a 2019.2. Atualmente participa da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia e exerce atividade como diretora científica da Liga Acadêmica de Neonatologia e Aleitamento Materno.

Publicado

2021-08-25

Edição

Secção

Dossiê Temático – Educação e Saúde: conversando com saberes interdisciplinares

Como Citar

CAVALCANTE DE MELO, Ariana; ALVES SANTOS , Kaliny; RAMOS DE ARAÚJO SOUZA, Débora; DE JESUS TEIXEIRA, Giovanna. PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 321–339, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470. Acesso em: 15 ago. 2025.