CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Mots-clés :
Pessoa com deficiência, Escola inclusiva, Direitos da pessoa com deficiênciaRésumé
Vivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais. Nesta direção, o objetivo deste ensaio teórico é apresentar conceitos a partir de documentos legais internacionais, dos quais o Brasil é signatário e/ou embasa os seus documentos e legislações acerca da necessidade de construção de uma escola inclusiva e das garantias de direitos às pessoas com deficiência. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido, principalmente, por meio de análise documental envolvendo documentos como os de Brasil (1988; 1990; 1996; 2008; 2011), ONU (1948), UNICEF (1990), UNESCO (1994) entre outros. Conclui-se, destacando a necessidade de que as instituições de ensino tenham a educação inclusiva como princípio do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), além de dispor de variadas metodologias para ensinar os conteúdos, contribuir para a construção de uma rede de apoio para o atendimento dos estudantes com deficiência e auxiliar no desenvolvimento de recursos pedagógicos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

