A interação entre família e escola pode gerar um bom desempenho e a solidificação da aprendizagem?

Auteurs-es

  • José Welder Antunes da Silva Universidade de Pernambuco
  • Maria Isabel do Nascimento Silva Universidade de Pernambuco
  • José Almir do Nascimento Universidade de Pernambuco

Mots-clés :

Escola, Família, Desempenho escolar, Qualidade da educação

Résumé

Pela relação entre família e escola perpassam conflitos e potências para a formação integral do sujeito aprendente, que se reflete num desenvolvimento crítico, cognitivo e emocional. Com vista nisso, é objetivo deste artigo compreender se a interação entre família e escola gera um bom desempenho e promove uma solidificação da aprendizagem. O estudo desenvolveu-se como uma pesquisa qualitativa por meio de um levantamento bibliográfico e documental, apresentando os resultados de modo descritivo, cujos resultados apontam que, apesar das divergências que podem existir entre família e escola, é importante estreitar essa relação de forma responsável/consciente. Nesta seara, cada qual exerce papéis diferentes, mas complementares, considerando o que rege as leis e normas vigentes. Concluímos que, se assegurado relações harmoniosas entre família e escola, cria-se possibilidades para uma boa solidificação da aprendizagem.

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Biographies de l'auteur-e

  • José Welder Antunes da Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, Especialista em Pisicologia escolar e educacional pela (FACUMINAS).

  • Maria Isabel do Nascimento Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE-UPE) e professora da educação infantil.

  • José Almir do Nascimento, Universidade de Pernambuco

    Graduado em Ciências Sociais, com doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE-UPE), campus Mata Norte, além do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) e do Colegiado de Pedagogia da UPE, campus Petrolina.

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Publié

2025-09-04

Comment citer

SILVA, José Welder Antunes da; SILVA, Maria Isabel do Nascimento; DO NASCIMENTO, José Almir. A interação entre família e escola pode gerar um bom desempenho e a solidificação da aprendizagem?. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. A3 1 – 25, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2829. Acesso em: 5 sept. 2025.