Ludificação no ensino de física: diversidade e inclusão no processo educativo
Mots-clés :
Ludificação, Ensino de Física, Diversidade, Inclusão, Pedagogia CríticaRésumé
Este artigo discute a ludificação no ensino de Física como ferramenta pedagógica capaz de promover diversidade e inclusão no processo educativo. A partir de um diálogo teórico com Michaliszyn (2010), Ramos (2015), Vygotsky (apud Souza, 2018), Tenório (2020) e Ega (2021), busca-se compreender como práticas lúdicas podem contribuir para superar a exclusão e aproximar a ciência dos diferentes contextos culturais. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica. Os resultados apontam que a ludificação não apenas desperta o interesse dos estudantes, mas também potencializa a participação de grupos historicamente marginalizados, promovendo representatividade e equidade. Conclui-se que a inserção de jogos, narrativas e simulações no ensino de Física constitui-se como estratégia de democratização do conhecimento científico e valorização da diversidade. Além disso, dialoga-se com Paulo Freire (1996), cuja pedagogia crítica defende a valorização da cultura do estudante e o caráter dialógico do processo de ensino-aprendizagem. Assim, a ludificação é compreendida como prática que rompe com a educação bancária, estimulando autonomia e criticidade.
Téléchargements
Références
EGA, Françoise. Cartas a uma negra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MICHALISZYN, Mario Sergio. Educação e diversidade. Curitiba: CRV, 2010.
RAMOS, Rosana. Inclusão na prática. São Paulo: Cortez, 2015.
SOUZA, M. de F. (Org.). Diversidade e inclusão: o que a teoria histórico-cultural tem a contribuir?. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação do Vale do São Francisco 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

