AVALIAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA CINZA NA PROSPECÇÃO DE ALGUNS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E COMO PROPOSTA METODOLÓGICA EM EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Roberto Luis Nhamússua Universidade Save
  • Daniel Agostinho Universidade Pedagógica de Maputo

Palavras-chave:

Extrato aquoso da cinza, pesquisa de metabólitos, ensino de química, experimentos escolares.

Resumo

A falta de reagentes no ensino e na pesquisa constitui uma grande preocupação dentro da comunidade científica. A pesquisa teve como objetivos desenvolver métodos alternativos de uso do extrato aquoso da cinza e comparar a sua eficácia na perspectiva de substituição parcial dos métodos convecionais na prospecção de algumas classes de metabólitos secundários e na realização de experimentos aplicáveis ao ensino de química. Deste modo, preparou-se uma série de concentrações de extratos aquosos da cinza, obtidos por maceração. Neste processo usou-se o pHmetro de marca PHYWE Cobra 4 Mobile Link para medir a concentração dos íons. Após isso, preparou-se os extratos das amostras dos vegetais selecionados para a identificação de metabólitos, usando métodos padronizados na literatura. Para avaliar a eficácia dos experimentos escolares, fez-se o levantamento de todos os experimentos de química previstos nos programas de ensino secundário das classes, 9ª 11ª e 12ª e a posterior foram avaliados no laboratório de química da Universidade Pedagógica de Maputo, através de reações químicas em substituição do reagente previsto, com o extrato aquoso da cinza. A reação do extrato aquoso da cinza deu resultados positivos para flavanoides (coloração amarela) em amostras de Allium cepa e Passiflora edulis e antraquinonas (coloração violeta-A. vera e vermelha-T. peruviana) em Aloe vera e Thevetia peruviana em pH 11, respectivamante. Para antocianinas os resultados também foram positivos em extratos aquosos de Brassica oleracea, Nerium oleander e Bougainvilea glabra em pH que varia de 6,5-8 (violeta); 9-10 (azul); 11-12 (verde) e 13-14 (amarelo). Todos os experimentos escolares ensaiados, foram positivos ao substituir os reagentes alcalinos convencionais de NaOH, KOH, NH4OH e Ca (OH)2 por extrato aquoso da cinza das folhas de Musa sp nas reações químicas escolares, sendo assim, a cinza pode ser um recurso alternativo para o ensino de química e prospecção fitoquímica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Luis Nhamússua, Universidade Save

Mestre em Educação/ Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Pedagógica-Moçambique, Graduado em Ensino de Química e Biologia pela Universidade Pedagógica-Moçambique. Docente Química orgânica I e II, Bioquímica na Universidade Save – Massinga, Caixa Postal 111, Moçambique.

Daniel Agostinho, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutor em Química, Disciplina/Especialidade: Farmacognosia/Ciências da Vida e da Saúde, Professor Auxiliar da Universidade Pedagógica de Moçambique, Director do Centro de Tecnologias Educativas (CTE), docente de Bioquímica, Farmacognosia e Microbiologia da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática,  Campus de Lhanguene, Maputo, Moçambique. Caixa Postal 4040, Av. De Moçambique Km 1.

Universidade Pedagógica de Maputo. Professor Associado. Coordenador do mestrado de Quimica de Produtos Naturais. Professor nas disciplinas de: Quimica de Produtos Naturais (Pos-Graduação), Bioquimica Básica (Graduação - Ciências biológicas), Bioquimica de Alimentos (Graduação - Ciência Alimentas)

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Nhamússua, R. L., & Agostinho, D. (2021). AVALIAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA CINZA NA PROSPECÇÃO DE ALGUNS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E COMO PROPOSTA METODOLÓGICA EM EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 125–149. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1479