AFETIVIDADE EM SALA DE AULA E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS ENTRE 5 E 7 ANOS DE IDADE

Autores

  • Ester Oliveira Costa Colégio Motivo Petrolina/PE
  • Roberto Remígio Florêncio IFSertão
  • Marcleide Sá Miranda Oliveira Secretaria de Educação Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13222084

Palavras-chave:

Afetividade, Cognição, Educação, Professor, Formação continuada.

Resumo

O presente artigo trata sobre a afetividade em sala de aula e sua relevância no desenvolvimento cognitivo de alunos entre cinco e sete anos de idade. O texto busca conceituar e pontuar a influência do afeto na aprendizagem de crianças nessa faixa etária, propondo uma reflexão sobre o papel do professor na construção socioafetiva do educando. Diante disso, realiza-se uma revisão literária, elencando o que há de mais atual sobre a temática, tendo em vista que o tema afetividade ainda é pouco debatido nos espaços educativos. Baseado nos teóricos Wallon (1995) e Morin (2003), o artigo busca ainda contribuir para o enriquecimento das práticas pedagógicas, possibilitando a discussão a respeito desse aspecto, com a finalidade de elucidar o saber docente, considerando o indivíduo em sua integralidade e, em caráter conclusivo, foi observada a importância da relação professor-aluno, observada de afeto e atenção, para a plena fluidez da aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ester Oliveira Costa, Colégio Motivo Petrolina/PE

    Professora da Educação Básica; Graduada em Pedagogia (UNEB); Especialista em Desenvolvimento Infantil (UNIVASF).

  • Roberto Remígio Florêncio, IFSertão

    Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB)

  • Marcleide Sá Miranda Oliveira, Secretaria de Educação Petrolina

    Professora da Educação Básica; Graduada em Pedagogia (UNEB); Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UNEB); Especialista em Educação Inclusiva (UNEB); Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. 

Publicado

31-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Ester Oliveira; FLORÊNCIO, Roberto Remígio; OLIVEIRA, Marcleide Sá Miranda. AFETIVIDADE EM SALA DE AULA E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS ENTRE 5 E 7 ANOS DE IDADE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 103–119, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.13222084. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/511. Acesso em: 16 ago. 2025.