“Retoques” da indústria criativa e suas visualidades na educação em artes visuais
Palavras-chave:
Indústria criativa, Visualidades, Educação em Artes VisuaisResumo
O padrão de beleza atualmente mostrada e difundida pela indústria criativa, em campanhas publicitárias e em revistas voltadas aos amantes da beleza, sejam essas para o público feminino ou masculino, está bem longe da beleza natural, ou seja, da imagem real de como são constituídos os corpos. Pode-se inferir que a ilusão provocada e difundida por estes meios, interfere na educação visual e estética, na qual o grande responsável é o Photoshop – programa de computador de manipulação de imagem que, por meio de retoques, tira todas as imperfeições, transformando corpos reais em corpos perfeitos e inatingíveis. Por intermédio de análise de visualidades, podemos perceber que a ilusão provocada por essas imagens tem suas consequências no campo educacional. Dessa forma, sugerimos esta abordagem para uso nas instituições educacionais com objetivo de propiciar a discussão sobre o corpo além dos meios midiáticos, na constituição crítica de identidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

