Notícias

DOSSIÊ TEMÁTICO - Discursos Pedagógicos e Experiências Formativas em Questão: Infâncias e Tecnologias

2020-06-17

Essa chamada tem por objetivo disseminar investigações e estudos acerca da Cultura da Infância e os discursos pedagógicos em torno das relações com as tecnologias na Educação, em suas interfaces interdisciplinares e experiências formativas no mundo contemporâneo. Afinal de contas, por que o discurso pedagógico se burocratizou a ponto de perder o sentido formativo com as experiências da infância na situação atual? Trata-se de identificar diferentes perspectivas em torno das contradições nas práticas e nos comportamentos que se reproduzem com a cultura digital e suas perturbações instrumentais no mundo sociocultural e nos processos pedagógicos. Essa proposta surge em virtude da intensa presença tecnológica revelada em uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada nas dinâmicas e processos socioculturais.

Não há como negar que as tecnologias digitais possam ser integradas ao contexto educacional para potencializar as práticas pedagógicas, no aprofundamento epistemológico, científico, técnico, metodológico e profissional. Seguramente ou de forma improvisada, os avanços e a intensificação das conexões digitais estão sendo usadas na urgência contemporânea para aproximar o saber escolar para o novo contexto de estudos domiciliares em forma de educação remota, como já está ocorrendo nesta pandemia (coronavírus). Mas, de que forma a escola e os professores podem mobilizar conhecimentos com as tecnologias digitais como horizonte de (re)criação com textos mais instigantes frente às novas configurações conceituais articuladas à Educação? 

Por fim, reforçamos a importância e o grande desafio no entendimento da cultura da infância em processos de metamorfose do presente, uma vez que as crianças estão expostas a diversas experiências, informações e propagandas, hábitos e costumes de um mundo hiperconectado e trancafiado. Nesse sentido, propiciamos um espaço de reflexão em torno de experiências formativas para a melhoria da vida humana, oportunizando novos instrumentos culturais para pensar os contextos vigentes e as novas configurações das práticas pedagógicas com a cultura da infância em diferentes dimensões.

O dossiê “Discursos Pedagógicos e Experiências Formativas em Questão: Infâncias e Tecnologias”, previsto para ser publicado na edição de maio a agosto de 2020.

Submissão dos manuscritos até 10 de agosto de 2020

Os artigos devem ser originais e inéditos e devem estar em conformidade com as normas da revista. As propostas devem ser submetidas no portal da REVASF (http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index)

Organizadores:

Adilson Cristiano Habowski

Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS

http://lattes.cnpq.br/2627205889047749

Elaine Conte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle

- http://lattes.cnpq.br/8885390885955168

 

Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO - Discursos Pedagógicos e Experiências Formativas em Questão: Infâncias e Tecnologias

Edição Atual

v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia
Univasf, campus Centro, Petrolina. Foto de Luís Gustavo
Publicado: 2020-06-09

Expediente

Artigos

Relatos de Experiências

Resenhas

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias

Ver Todas as Edições

A Revista de Educação do Vale do São Francisco é um periódico quadrimestral, versão eletrônica, vinculada a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Publica artigos inéditos oriundos de pesquisas científicas e relatos de experiências, além de entrevistas e resenhas de livros. O objetivo principal é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, em perspectiva interdisciplinar.

                                                                    QUALIS B1 (área de Ensino)