A LUDICIDADE COMO COMPONENTE DO CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS – VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UM CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS

O CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores

  • Danize Aparecida Rizzetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Claudia Dalosto de Souza Carvalho Universidade Federal de Santa Maria
  • Rita Maria Rosa Lucion Puchale Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Envelhecimento Ativo, Lazer, Promoção à saúde., Idosas, Cuidado Integral

Resumo

Este trabalho descreve a experiência de estágio de alunas de um curso Técnico em Cuidados de Idosos de uma universidade pública localizada no Sul do país em uma Instituição de Longa Permanência para Idosas, onde desenvolveram atividades lúdicas e recreativas visando a promoção à saúde das assistidas. As atividades ocorreram durante encontros semanais e matutinos à ILPI, nos quais foram estimulados diversos componentes sensório-motores e cognitivos, além de ações para incentivo ao autocuidado. As alunas tiveram a oportunidade de desenvolver um olhar aprimorado e atento ao cuidado, com vistas à integralidade da pessoa idosa. Suas ações proporcionaram a manutenção e/ou melhora da condição física e cognitiva das idosas, respeitando suas histórias, individualidades e particularidades. Por fim, o estágio promoveu um momento focado no cuidado humanizado às assistidas, despertando sentimentos de acolhimento, pertencimento e valorização no ambiente da ILPI.

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Biografia do Autor

  • Danize Aparecida Rizzetti, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009), Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), Mestra e Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2012 e 2016). Realizou Doutorado Sanduíche no Instituto de Investigación en Ciencias de la Alimentácion - CIAL-CSIC-UAM (2015). Atuou como fisioterapeuta da UNIPAMPA (2010-2018), onde exerceu atividades de auxílio ao ensino, pesquisa e extensão nos laboratórios de Fisioterapia Cardiorrespiratória, de Função Pulmonar e na supervisão de estágio em Fisioterapia Hospitalar. Atualmente é professora dos Cursos Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em Farmácia e Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM (2018), no qual ministra as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana, Cuidado à Pessoa Idosa Independente, Atividades Físicas e Lazer para a Pessoa Idosa, Prevenção de Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros, Patologias Prevalentes na Pessoa Idosa e supervisiona estágios na área de Cuidado à Pessoa Idosa Independente e Dependente em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Além disso, desenvolve atividades de pesquisa e extensão voltadas à Saúde da Pessoa Idosa Institucionalizada e à Formação do Cuidador.

  • Ana Claudia Dalosto de Souza Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Curso Técnico em Cuidados de Idoso

  • Rita Maria Rosa Lucion Puchale, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Curso Técnico em Cuidados de Idoso

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Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RIZZETTI, Danize Aparecida; DALOSTO DE SOUZA CARVALHO, Ana Claudia; ROSA LUCION PUCHALE, Rita Maria. A LUDICIDADE COMO COMPONENTE DO CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS – VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UM CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS: O CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. R6 01–15, 2025. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2616. Acesso em: 5 jun. 2025.

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