DOCUMENTO/MONUMENTO

REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP)

Autores

  • Antonio Max Ferreira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • José Mateus do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Palavras-chave:

Documento/monumento, História da Educação, História da Educação Profissional

Resumo

Esse escrito tem como finalidade tecer reflexões sobre as categorias documento/monumento a partir das ideias de Michel Foucault e de Jacques Le Goff. Para problematizar o diálogo, se junta filosofia e história tentando possibilitar uma compreensão da arqueologia ou quem sabe uma arqueologia do saber e do texto documento/monumento, capítulo que compõe a “História e Memória”. Os conceitos tecidos nesse artigo serão pensados a partir da historiografia foucaultiana e legoffiana, investigando as definições, os aspectos e os procedimentos para que desse modo, se potencialize e articule a pesquisa nos campos da história da educação e da história da Educação Profissional (EP). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a compreensão das categorias mencionadas, sendo também realizada a Análise Temática por meio da distinção das ideias centrais das secundárias; problematizações e proposições, conforme recomendação de Severino (2007). Com este trabalho pode-se concluir que as categorias documento/monumento teorizadas por Michel Foucault e Jacques Le Goff possibilitam uma nova forma de fazer história, assim como antes a arqueologia tendia à história, podendo-se dizer, jogando um pouco com as palavras, que a história, tecida no campo da nova história cultural e da história cultural, tende para a arqueologia, assim como para a descrição intrínseca do monumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Max Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); na Linha de pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional; Mestre em Educação (PPGEP-IFRN); Pedagogo (UFRN); Ciências da Religião (UERN); Professor (SEEC-RN; SME-NATAL).

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), na Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional; Doutor e Mestre em Educação (PPGED-UFRN); Licenciado em Pedagogia (UFRN).

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Ferreira da Costa, A. M., & do Nascimento, J. M. (2021). DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 475–495. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364