FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM ESCOLAS DO ALTO OESTE POTIGUAR, RN.

Autores

  • Bárbara Gabriella da Silva Paiva Universidade do Estado do Rio Grande Norte Campus avançado Pau dos Ferros, UERN-CAPF
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3468-5194

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Autismo, Formação de Professores, Geografia

Resumo

Na educação contemporânea, há uma necessidade de compreender a formação de professores de Geografia e as práticas docentes mediante a inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Logo, neste estudo, objetiva-se analisar a formação docente e as práticas adotadas por professores de Geografia em escolas públicas de Ensino Fundamental na região do Alto Oeste Potiguar, RN, no que diz respeito à inclusão de alunos diagnosticados com TEA. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, valendo-se dos procedimentos bibliográficos e da pesquisa de campo, com aplicação de questionário para professores e observação de suas aulas. Os resultados indicam a fragilidade da formação nos cursos de licenciatura, de modo que os professores saibam lidar com alunos com TEA em sala de aula nas escolas. Conclui-se que este é um tema pouco explorado, que precisa de mais estudos, além de organização curricular das graduações para a inclusão desse panorama.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Gabriella da Silva Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande Norte Campus avançado Pau dos Ferros, UERN-CAPF

     Mestranda em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande Norte Campus avançado Pau dos Ferros, UERN-CAPF

  • Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Pós-doutorado em Didática da Geografia (UFPI)

    Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

     

Downloads

Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

DA SILVA PAIVA, Bárbara Gabriella; NOBRE CARNEIRO, Rosalvo. FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM ESCOLAS DO ALTO OESTE POTIGUAR, RN. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D20 01–21, 2025. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3137. Acesso em: 8 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

121-130 de 561

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.