A BIODIVERSIDADE NOS DOCUMENTOS PADRONIZADORES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS

CONCEPÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Autores

  • Estefane de Jesus Fiuza Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Alessandra Alexandre Freixo Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Biodiversidade, Orientadores Curriculares Nacionais, Ensino de Ciências Naturais

Resumo

A biodiversidade pode ser considerada um dos conceitos centrais na área das Ciências Biológicas e a educação tem uma função importante na formação crítica e consciente dos estudantes sobre a temática e as problemáticas envolvidas em torno desta. O termo biodiversidade, por ser um conceito polissêmico e integrador, pode gerar desafios para a sua abordagem no ensino de ciências e biologia. O presente trabalho se caracteriza como estudo da análise dos orientadores curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Educacionais Complementares (PCN+) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e objetivou analisar as possíveis abordagens de biodiversidade presentes nesses documentos oficiais da educação básica, fazendo uma análise documental da área de Ciências da Natureza do ensino fundamental II e médio, evidenciando as propostas para o ensino. Como técnica de análise de dados, utilizamos o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados estão sintetizados em quadros e foram categorizados de acordo com as representações conceituais nas quais o tema biodiversidade pode ser explicado, levando em conta o referencial teórico abordado no estudo. Constatamos que os documentos tem uma tendência em abordar a biodiversidade principalmente nos âmbitos biológicos e ecológicos. Os PCN, embora seja um documento mais antigo, apresenta uma abordagem mais profunda da biodiversidade se comparado à BNCC. Foi possível notar que ao longo do tempo os padronizadores tendem a reduzir cada vez mais a importância da biodiversidade no ensino de Ciências Naturais e de modo específico no ensino de biologia. De modo geral, as experiências na análise apresentam caminhos a serem investigados no ensino de biodiversidade nos documentos que orientam a educação básica brasileira, abrindo portas para o aprofundamento em pesquisas sobre este assunto.

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Biografia do Autor

Estefane de Jesus Fiuza, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Licenciada em Ciências Biológicas Professora do Centro Educacional Edite Nunes, Feira de Santana, BA

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ciências Sociais Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Publicado

2022-12-16

Como Citar

de Jesus Fiuza, E., & Alexandre Freixo, A. (2022). A BIODIVERSIDADE NOS DOCUMENTOS PADRONIZADORES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 121–148. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1655