O simples e o complexo na educação científica

da ciência à formação docente

Authors

  • Gisele Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco

Keywords:

Educação

Abstract

O presente texto provém de reflexões acerca das relações entre educação científica e a complexidade. A partir da revisão de bibliografias que discutem o complexo, a educação científica e a formação docente, este trabalho objetiva situar a educação científica no paradigma da complexidade. O trabalho é introduzido a partir da contextualização do paradigma da complexidade no universo científico, apresentando a imersão da complexidade em várias áreas do saber (biologia, química, física e matemática). No primeiro tópico discute-se a identidade complexa da prática educativa, alguns de seus componentes e a necessidade do pensar complexo. Em seguida, analisa-se o posicionamento docente frente ao complexo, as concepções didático-epistemológicas docentes e as lógicas avaliativas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gisele Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Published

2010-06-29

How to Cite

Shaw, G. L. (2010). O simples e o complexo na educação científica: da ciência à formação docente. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Retrieved from https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/350

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.