O simples e o complexo na educação científica

da ciência à formação docente

Autores/as

  • Gisele Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Educação

Resumen

O presente texto provém de reflexões acerca das relações entre educação científica e a complexidade. A partir da revisão de bibliografias que discutem o complexo, a educação científica e a formação docente, este trabalho objetiva situar a educação científica no paradigma da complexidade. O trabalho é introduzido a partir da contextualização do paradigma da complexidade no universo científico, apresentando a imersão da complexidade em várias áreas do saber (biologia, química, física e matemática). No primeiro tópico discute-se a identidade complexa da prática educativa, alguns de seus componentes e a necessidade do pensar complexo. Em seguida, analisa-se o posicionamento docente frente ao complexo, as concepções didático-epistemológicas docentes e as lógicas avaliativas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2010-06-29

Cómo citar

Shaw, G. L. (2010). O simples e o complexo na educação científica: da ciência à formação docente. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Recuperado a partir de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/350

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.